INFORMAÇÃO SECTORIAL

      

 DGT (Direcção Geral do Turismo)

Master Turismo apresenta oferta em todo o país a partir de Setembro.
A Master Brasil, com o apoio da Embratur e da terraBrasil, vai realizar apresentações em 15 cidades portuguesas, no continente e ilhas.
As apresentações irão seguir um modelo pouco usual, combinando visitas porta-a-porta com um worshop/cocktail ao fim do dia em cada cidade. Milton Pimentel, novo executivo de vendas da Master Turismo para Portugal, estará presente nas várias apresentações. Em destaque estarão os quarenta circuitos que a Master Turismo disponibiliza no Brasil, para além de produtos como tarifas especiais em hotéis e demais oferta de receptivo.
Segundo Henrique Dias, director da Master Turismo em Portugal, “esta será uma aposta personalizada da Master Turismo para o relançamento do destino Brasil”.
Em 2007 a Master Turismo foi posicionou-se como sexta maior agência de viagens no Brasil.
N.A.
(11-07-2008)

 

A Câmara de Olhão quer desenvolver o ecoturismo no concelho e na região e vai aproveitar a III edição da Feira Nacional dos Parques Naturais para apresentar a ideia a operadores internacionais deste nicho de negócio.

Entre os dias 24 e 27, operadores do ecoturismo, o sector do turismo que tem, segundo os especialistas, maior potencialidade de crescimento, vão ser convidados a verificar as condições do Parque Natural da Ria Formosa para iniciarem a sua actividade económica nesta zona do Algarve que é a que menos turistas atrai actualmente.
O Presidente da Câmara Municipal de Olhão, Francisco Leal, lembrou que «os parques naturais não podem continuar a ser vistos como obstáculos ao desenvolvimento, eu vejo-os como mais-valias».
Com o intuito de utilizar as características naturais do concelho como oferta turística diferenciada, a autarquia, em parceria com o Parque Natural da Ria Formosa pretende promover o «turismo responsável baseado na sustentabilidade dos ecossistemas e da valorização dos seus produtos naturais».
«Queremos um turismo que ajuda a conhecer os espaços, que contribua para o desenvolvimento das comunidades que vivem em torno do parque natural, convivendo com as actividades tradicionais», explicou Marcos Bartilotti, responsável pela programação da feira.
Também João Ministro, da associação ecologista Almargem manifestou todo o apoio a este esforço de promoção do ecoturismo, que vai ser a grande aposta da feira dos parques naturais deste ano, lembrando que «é importante promover os valores naturais, conseguindo ao mesmo tempo preservá-los».
O parque Natural da Ria Formosa vai, por sua vez recuperar infra-estruturas do parque que não estão a ser utilizadas na sua plenitude, de forma a favorecer a prática de turismo responsável no interior do parque.
Olhão, que tem agora em construção o seu primeiro hotel de cinco estrelas, é um dos concelhos com menos capacidade de oferta de alojamento do Algarve, mas este não é um problema grave porque «os praticantes do ecoturismo não são pessoas muito exigentes a esse nível, precisam apenas de um mínimo de conforto», justificou Marcos Bartilotti.
«O Algarve não pode ser só sol e praia, tem de ter alternativas, e estamos dispostos a promover mais apoios e estruturas para desenvolver o ecoturismo», disse o presidente da Câmara de Olhão, Francisco Leal.

(10-07-2008)